A Nossa Grande Casa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Nossa Grande Casa

Um Poema Sobre a TerraVivemos todos aqui.

Pessoas, formigas, elefantes, árvores,

Lagartos, líquenes, tartarugas, abelhas.

Todos partilhamos a mesma grande casa.

Partilhamos a água.

Salpicamos, chapinhamos e nadamos na água.

E todos bebemos água.

Baleias, golfinhos, manatins,

Pinguins, palmeiras, tu e eu.

Todos partilhamos a água na Terra,

A nossa grande casa azul.

A chuva desliza pelo meu nariz

E escorre pelos dedos do meu pé.

A chuva limpa o mundo todo.

Rega florestas de árvores gigantes

Desperta a vida em sementes minúsculas.

Traz água fresca a ti e a mim.

Todos partilhamos a chuva na Terra,

A nossa casa verde a crescer.

À volta do mundo

O sol a todos aquece.

Girassóis, andorinhas, macieiras,

Raposas, fetos, tu e eu.

Aquece dedos e pés,

Aquece raízes e folhas.

Todos partilhamos o sol na Terra,

A nossa casa grande e quentinha.

Há monturo por todo o lado,

Na Terra, no nosso solo.

Solo onde as sementes aguardam

E as árvores nascem,

Onde as minhocas vivem e os coelhos escavam.

A Terra contém a vida

E o monturo que piso com prazer.

Todos partilhamos o solo na Terra,

A nossa grande casa viva.

E há ar por todo o lado,

Bem longe e bem perto.

Todos respiramos o ar da Terra.

Não é bom respirar?

Pessoas, lagartos, joaninhas,

Carvalhos, ervilhas, ervas daninhas.

Todos partilhamos o ar na Terra,

A nossa grande casa arejada.

O vento sibila e volteia,

Varre e rodopia.

Remexe a erva e abana as árvores.

Transporta chuva, espalha sementes.

Traz ar fresco e revolve cabelos de crianças.

Por todo o mundo.

O vento a todos toca na Terra,

A nossa grande casa rodopiante.

O céu é uma imagem nossa que muda lá em cima.

Gosto do céu. E tu?

Grandes extensões de azul,

Pinceladas de nuvens,

Borrões selvagens ao entardecer.

Onde quer que estejamos

Olhamos e vemos

Céu, céu, céu.

Aqui na Terra, a nossa grande casa

Debaixo do céu.

À noite, quando as estrelas brilham,

Na escuridão funda e profunda,

É o tempo de cair no sono,

Dos animais vaguearem

E das flores nocturnas desabrocharem.

Todos temos um tempo de escuridão

Aqui na Terra, a nossa casa

Debaixo do grande manto da noite.

E a nossa lua viaja pelo céu

Cor de pérola cremosa

Uma vela branca fininha.

Lua cheia, lua nova,

Dão corpo à nossa noite.

Todos partilhamos a lua

Aqui, ali, por todo o lado na Terra,

A nossa grande casa luminosa.

Quando me estico ou danço,

Salto ou rio,

Pulo no ar ou na relva me estendo,

Sinto-me vivo.

Todos sentimos a vida.

Árvores, rãs, abelhas, relva,

Aranhas, serpentes, minhocas, morcegos.

Todos partilhamos a vida na Terra,

A nossa casa grande evivificante.

Partilhamos o ar, a água, o solo e céu,

O sol, a chuva e a vida.

E todos partilhamos o mesmo lar, aqui na Terra,

A nossa preciosa morada.

 

Linda Glaser; Elisa KlevenOur Big Home – An Earth PoemMinneapolis, Millbrook Press, 2000(Tradução e adaptação)

8 responses to “A Nossa Grande Casa

  1. Amigo Luis.

    Gostei muito deste hino ao nosso Planeta.
    Se todos os soubessemos respeitar devidamente, ele seria sempre a nossa casa mais bela, assim só nos resta divulgar e fazer a nossa parte, protegê-lo.

    Beijinho
    Bom fim de semana.

  2. Caro Luís,
    este poema devia ser lido por todos os povos do mundo, sem excepção!
    Todos partilhamos a mesma casa, o ar, a água, a lua, o Sol, a noite e o dia, mas nem todos sabemos dar-lhe o devido valor, infelizmente.

    Gostei muito!

    Beijinho,
    Ana Martins

  3. Minha Querida e muito Amiga FerNAnda,
    Obrigado pelo seu Companheirismo sempre muito amigo e solidário. Realmente a “nossa casa” tem sido muito maltratada e depois não nos queixemos com as sua respostas. Ultimamente ela tem sido violenta dada a amargura em que vive! O Homem um dos habitantes tem sido permanentemente desrespeitador das leis da Natureza!
    Como já se deve ter apercebido tenho andado um pouco alheado destas lides mas espero em breve voltar em força…
    Um beijinho muito amigo e grato pelas suas ajudas.

  4. Minha Querida Amiga Ana Martins,
    Como sempre uma boa companheira e solidária com estes assuntos !
    Realmente o Homem tem degradado a Natureza de tal modo que , por vezes, já não a reconhecemos ! Era bom que se começasse a rever a forma como a tratamos pois qualquer dia ela cansa-se de vez!
    Um beijinho muito amigo.

  5. Amigo Luís!

    Estive adoentada mas já passou. Estou de volta e em plena vitalidade 🙂
    Espero que tudo esteja bem consigo e com a família, especialmente o netinho!

    Estive na Tulha, mas dado o avançado da hora não tive coragem para ler, desculpe.
    Voltarei com mais tempo, mas confesso que gosto mais de o ver aqui 🙂

    Deixo beijinhos

  6. Minha Muito Querida Amiga FerNAnda,
    O meu nétinho Tomás está um “pilantra” faz tudo menos falar , nisso é um preguiçoso! Aponta para o que quer e empurra-nos nesa direcção mas nada diz! Não para o dia inteiro e não deixa a Avó sossegar! Corre a casa toda atrás das gatas que só descansam quando ele vai para a sua casa. Como vê tenho os dias completamente ocupado e sá pela noite me posso dedicar à Net!
    Mas vivo feliz, pode crer! e vou a camino do segundo bisneto… mais dois meses e pronto …
    Beijinhos do coração muito amigos.

  7. Caro amigo Luis
    Estre poema é um alerta que temos que respeitar a mãe Natureza. E ela está a dar seus sinais e estamos todos juntos nesta morada. Beijos

  8. LUIZ ADOREI SEU SITE SOU DE SANTO ANTONIO DE PADUA RIO DE JANEIRO BRASIL CONHEÇA MINHA HUMILDE CIDADE PELO MEU BLOG QUE FIZ EM HOMENAGEM http://chatdosamigospaduanos.blogspot.com/ ESTA AQUI SOU EU



    ESTE AQUI É UM BLOG EM HOMENAGEM A TERCEIRA IDADE
    http://batepapodivertimentoterceiraidade.blogspot.com/ ACEITE MEUS PARABENS E QUE DEUS TE ABENÇOE;;;;;;VERA LUCIA~~~PADUA RJ

Deixe uma Resposta

